
INSTITUTO CULTURAL DA CASA DA PRÁXIS APRESENTA:
CURSO DE VIOLÃO CLÁSSICO:
Este curso é voltado para o desenvolvimento técnico do violão, com foco tanto no aprimoramento das habilidades práticas no instrumento quanto na compreensão de leitura e teoria musical. Inicialmente, o conteúdo será direcionado ao violão clássico, mas, posteriormente, haverá a possibilidade de expansão para o violão popular, oferecendo uma abordagem completa e versátil para os estudantes que desejam dominar diferentes estilos musicais.
Professor: Lucas Giro, aluno de violão clássico do conservatório de Tatuí, e estudando de licenciatura em Música

PARA QUEM: a partir dos 14 anos
QUANTIDADE DE VAGAS: 16 vagas, sendo 2 turmas de 8 pessoas
HORÁRIO: quarta-feira das 18:30 as 19:30 e das 19:30 as 20:30
DURAÇÃO DO CURSO: 8 Meses
Monitor: Lucas Giro.
As inscrições acontecerão desde a data de publicação deste edital (hoje, 06 de fevereiro de 2025) até o dia 10/03/2025, às 23:59.
CANTO CORAL
Curso voltado a coral, teorias e técnicas musicais. Turma hibrida.
Professor: Jaqueline Marcela, professora e regente de coral adulto,
órgão, teclado, canto lírico, instrumento e voz.

PARA QUEM: a partir dos 14 anos
QUANTIDADE DE VAGAS: 20 vagas
HORÁRIO: Segunda Feira, das 17h às 18h
DURAÇÃO DO CURSO: 8 Meses
Monitor: Jaqueline Marcela
As inscrições acontecerão desde a data de publicação deste edital (hoje, 06 de fevereiro de 2025) até o dia 10/03/2025, às 23:59.
ATENÇÃO: TODOS AS AULAS PRECISAM OBRIGATORIAMENTE FAZER TEORIA E PRÁTICA DE CONJUNTO (apenas uma hora por semana).
MAS O QUE É AULA DE TEORIA E PRÁTICA DE CONJUNTO❓❓
As aulas de Teoria e Prática de Conjunto Musical são voltadas para o desenvolvimento das habilidades musicais de grupos, onde os alunos aprendem a tocar e a se comunicar musicalmente em conjunto.
Na parte teórica, os estudantes estudam os conceitos fundamentais da música, como harmonia, ritmo, escalas, intervalos, e acordes, mas aplicados ao contexto de um grupo musical. A teoria é essencial para que os músicos entendam como se relacionam as notas e os acordes numa música e como interagir de forma eficaz com outros músicos.
Na parte prática, os alunos aplicam a teoria aprendida em situações reais de desempenho em grupo. Isso inclui ensaios de músicas, prática de coordenação entre os músicos (como ritmo, tempo e dinâmica), e o desenvolvimento de habilidades de improvisação e interpretação musical. O objetivo é aprender a se integrar ao som coletivo, desenvolvendo um bom senso de escuta e colaboração com os outros músicos.
Essas aulas ajudam os estudantes a se prepararem para tocar em grupos musicais, sejam eles formações mais simples, como duos e trios, ou grandes conjuntos como bandas ou orquestras.