A Central de Movimentos Populares de Tatuí, popularmente conhecida como Casa da Práxis, é a sede do Movimento Popular Práxis.
Quando pensamos em um espaço que abriga coletivos, movimentos sociais, sindicatos e organizações de base, pensamos num espaço onde a intolerância, o ódio e qualquer tipo de preconceito seja veementemente repudiado. Desde a eleição do atual Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, a Casa da Práxis passou a representar mais do que um simples espaço de organização de movimentos populares: passou a ser considerada, em Tatuí, como a casa da resistência ao retrocesso que o atual Governo Federal representa. Se colocando na linha de frente contra o discurso de ódio, a intolerância e a banalização das desigualdades sociais pregadas hoje por grupos bolsonaristas, a Práxis se tornou a porta voz de tatuianos e tatuianas que lutam em defesa da democracia, da educação, da cultura, das políticas públicas conquistadas nos últimos anos e dos direitos de grupos historicamente oprimidos.
Em 2016, o Movimento decidiu lançar uma candidatura à vereança da cidade para que as pautas e ações que defendemos ganhassem representatividade também dentro do Poder Público. Com a vitória nas urnas, a Práxis passa a cumprir então suas duas promessas de campanha: a execução do Mandato Compartilhado, representado com excelência por nosso militante Eduardo Sallum, e a aquisição de um espaço próprio para a ampliação de suas atividades.
A partir de 2017 o Movimento Popular Práxis adquire então sede própria, intitulada “Central de Movimentos Populares de Tatuí: Casa da Práxis”. Mantida por nosso vereador e gerida pelo Movimento, a Casa da Práxis, além de estar presente na agenda política da cidade, passou a desenvolver projetos educacionais próprios, contando com a militância e o voluntarismo de inúmeras pessoas que fazem o Cursinho da Práxis e o Instituo Cultural Amadeus, duas iniciativas educacionais que fazem uso do local, acontecerem.
Assim, é com muito orgulho que a Casa da Práxis tem se constituído, ao longo desses 4 anos de existência, como um espaço extremamente diversificado, com um fluxo semanal de mais de 150 jovens e adultos que participam de nossos cursos e atividades. A Casa da Práxis se tornou o que nós sonhávamos: um espaço do povo. Em 2020 o Movimento comemora 10 anos de existência, e nos sentimos honrados por tudo que, coletivamente, construímos até aqui. E você, caro leitor, se já participou de alguma atividade, curso ou protesto conosco, também faz parte dessa história.