#PrestaçãoDeContas 3: CASA DA PRÁXIS E ORGANIZAÇÃO DE BASE

#PrestaçãoDeContas 3: CASA DA PRÁXIS E ORGANIZAÇÃO DE BASE

O Movimento Popular Práxis é um movimento social amplo que atua em Tatuí desde 2010. Dentre algumas das ações que o Movimento vem executando em Tatuí, desde a sua fundação, encontramos atividades como: reuniões, assembleias, atos, manifestações, atividades culturais e educacionais, eventos voltados à juventude e à periferia, aulas públicas, cursos de formação, participação em congressos estudantis, fortalecimento e organização de coletivos com pautas voltadas para as minorias, além da ocupação de conselhos municipais e forte envolvimento na agenda política da cidade.

Em 2016, o Movimento decidiu lançar uma candidatura à vereança da cidade para que as pautas e ações que defendemos ganhassem representatividade também dentro do Poder Público. Com a vitória nas urnas, a Práxis passa a cumprir então suas duas promessas de campanha: a execução do Mandato Compartilhado, representado com excelência por nosso militante Eduardo Sallum, e a aquisição de um espaço próprio para a ampliação de suas atividades.

A partir de 2017 o Movimento Popular Práxis adquire então sede própria, intitulada “Central de Movimentos Populares de Tatuí: Casa da Práxis”. Mantida por nosso vereador e gerida pelo Movimento, a Casa da Práxis, além de estar presente na agenda política da cidade, passou a desenvolver projetos educacionais próprios, contando com a militância e o voluntarismo de inúmeras pessoas que fazem o Cursinho da Práxis e o Instituo Cultural Amadeus, duas iniciativas educacionais que fazem uso do local, acontecerem.

Outra pauta importante para Sallum e para a Práxis é a construção e o fortalecimento de organizações sociais. Mantivemos, nesses 3 anos de mandato, o assessoramento e o incentivo constante para que os cidadãos de nossa cidade se organizem em prol dos objetivos coletivos de seus determinados grupos e regiões, formando assim associações de bairros, movimentos sociais, coletivos, sindicatos e ONGs. Com isso, buscamos quebrar, através da participação popular, a tradição política coronelista de nosso município.

Nas prestações de conta que fizemos em 2018, reunimos todas as atividades que aconteceram na Casa da Práxis em seu primeiro um ano e meio de funcionamento, bem como citamos todas as organizações sociais que foram ali criadas e/ou auxiliadas pelo uso desse espaço. De lá pra cá, muitos projetos e atividades surgiram e se ampliaram, e a ideia é atualizar você, cidadão de Tatuí, sobre tudo que vem acontecendo desde então.

CENTRAL DE MOVIMENTOS POPULARES: CASA DE LUTA, CASA DE RESISTÊNCIA!

Casa da Práxis, fevereiro de 2020.

Quando pensamos em um espaço que abriga coletivos, movimentos sociais, sindicatos e organizações de base, pensamos num espaço onde a intolerância, o ódio e qualquer tipo de preconceito seja veementemente repudiado. Desde a eleição do atual Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, a Casa da Práxis passou a representar mais do que um simples espaço de organização de movimentos populares: passou a ser considerada, em Tatuí, como a casa da resistência ao retrocesso que o atual Governo Federal representa. Se colocando na linha de frente contra o discurso de ódio, a intolerância e a banalização das desigualdades sociais pregadas hoje por grupos bolsonaristas, a Práxis se tornou a porta voz de tatuianos e tatuianas que lutam em defesa da democracia, da educação, da cultura, das políticas públicas conquistadas nos últimos anos e dos direitos de grupos historicamente oprimidos.

Assim, é com muito orgulho que a Casa da Práxis tem se constituído, ao longo desses 3 anos de existência, como um espaço extremamente diversificado, com um fluxo semanal de mais de 150 jovens e adultos que participam de nossos cursos e atividades. A Casa da Práxis se tornou o que nós sonhávamos: um espaço do povo. Em 2020 o Movimento comemora 10 anos de existência, e nos sentimos honrados por tudo que, coletivamente, construímos até aqui. E você, caro leitor, se já participou de alguma atividade, curso ou protesto conosco, também faz parte dessa história.

“Se o mundo caminha com os pés dessa moçada,
jovens sonhadores de pé nós formaremos
a Práxis: feitos pela história que fazemos.”

CURSINHO DA PRÁXIS

Podemos citar, dentre os projetos que merecem maior destaque, o Cursinho da Práxis. A ideia de se ter um curso pré vestibular gratuito e de qualidade na cidade é pauta do Movimento desde seu surgimento, porém nunca recebeu a devida atenção por parte das gestões da Prefeitura que se sucederam em Tatuí. Depois de inúmeras conversas com a Secretaria de Educação, o Laboratório Popular de Educação deliberou então que, de forma coletiva e voluntaria, fosse criado por nós mesmos um cursinho popular. Adaptamos então a Casa da Práxis para que ele comportasse uma sala de aula: instalamos uma lousa em nossa sala principal e modificamos a iluminação do espaço, e além disso, compramos também estantes porta-volumes para que os alunos pudessem armazenar seus materiais durante a aula. Muitos cidadãos também colaboraram conosco doando livros didáticos e próprios para cursinho, o que nos permitiu renovar totalmente nossa biblioteca e oferecer o melhor conteúdo para nossos alunos. Ao tomarem conhecimento sobre o projeto, o sindicato dos professores da rede estadual (APEOESP) e as escolas Objetivo e XI de Agosto, por exemplo, contribuíram com a doação de 40 carteiras para o Movimento.

De 2018 à 2020, o cursinho contou com 350 inscritos para seu processo seletivo, mesmo que, infelizmente, por conta da estrutura que temos disponível no momento, nós só consigamos atender 40 estudantes. Hoje, devido à Pandemia do COVID-19 (novo Coronavírus), passamos por um novo processo de adaptação: todas as aulas do Cursinho estão acontecendo de forma online, através das plataformas Google Meet e Youtube. Conversamos com todos os alunos, questionando suas condições de acesso à internet, e intensificamos o acompanhamento pedagógico e psicológico, afim de oferecer o melhor curso possível, mesmo com todas as adversidades. Por mais que nossa estrutura não comporte toda a demanda, o trabalho e carinho que temos por esse projeto é gigantesco. Em 2018 e 2019, aprovamos cerca de 46 jovens em universidades estaduais, federais e bolsistas 100%, chegando a ter, em números absolutos, o mesmo resultado em excelência de cursinhos privados na cidade.

CURSOS

Em 2019, o Movimento Popular Práxis, em parceria com professores voluntários, conseguiu expandir seus cursos voltados para a população de baixa renda. Além das atividades do Instituto Cultural Amadeus, que ensina musica para mais de 100 crianças, jovens e adultos desde 2013, criamos também o CEPODI (Centro Popular de Idiomas) e inauguramos as aulas de Capoeira com o Projeto Ancestralidade.

Aulas de Capoeira – Casa da Práxis, 2019.

Projeto criado ainda em 2018, o CEPODI é um curso de idiomas, através do qual oferecemos aulas de inglês básico ao avançado, francês e espanhol, dando a oportunidade para alunos conseguirem até 100% de bolsa para aprender uma segunda língua. Já as aulas de capoeira nasceram de uma parceria com o mestre Osenil Pires e o facilitador Jimmy Andrey Araújo. Essas aulas têm como objetivo transmitir a totalidade da historia, luta e resistência da Capoeira, expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular, dança e música, e que trabalha com valores como a inclusão e o respeito pelo outro. Esses cursos acontecem uma vez por semana, aos sábados, na parte da manhã e da tarde na Casa da Práxis.

AGENDA CULTURAL

O Movimento Popular Práxis sempre esteve conectado às pautas culturais. Enxergamos a potencialidade, das mais diversas expressões artísticas, em difundir conhecimento e conscientização para a sociedade. Defendemos, nesses 10 anos de atuação, a valorização dos trabalhadores da cultura e de suas expressões. Organizamos eventos marcantes em nossa história para que artistas fossem valorizados e suas mensagens alcançassem o maior número de pessoas possível. Hip Hop Barão, Virada Cultural da Juventude, Arraiá da Práxis, Rolê das Rosas e o Palquinho da Práxis são alguns exemplos.

PALQUINHO DA PRÁXIS

Fotos do Palquinho da Práxis, 2019.

O Palquinho da Práxis é um evento mensal, que acontece no segundo sábado de todo mês, das 18h até as 22h. O objetivo do Palquinho é dar oportunidade para artistas locais apresentarem suas peças teatrais, exposições literárias e visuais, músicas autorais e criações artísticas de todos os tipos e gostos. Além de promover e incentivar a valorização de artistas tatuianos, o Movimento Práxis visa também oferecer aos cidadãos de Tatuí um espaço permanente de cultura e lazer acessíveis. Para além do lazer e da troca cultural, o Palquinho da Práxis também demarca a luta constante que a Casa da Práxis promove contra o preconceito e as injustiças sociais. Em sua 9º edição, o Palquinho homenageou a vereadora Marielle Franco, defensora das minorias e ativista pelos direitos humanos, brutalmente assassinada em março de 2018.

ARRAIÁ DA PRÁXIS

2º Arraiá da Práxis, 2019.

Enaltecendo a tradição nordestina, que é considerada patrimônio cultural e imaterial de todo o Brasil, organizamos anualmente o Arraiá da Práxis, evento que consta com duas edições e que busca trazer um dia repleto de forró e comidas tipicas das maravilhosas festas de São João. O evento costuma ter um fluxo de 250 pessoas entre Tatuí e região, além de ter sido regularmente prestigiado com a presença do nosso sempre senador Eduardo Suplicy, nosso convidado de honra em todas as edições. Suplicy é recebido sempre com muito carinho por sua história de luta em defesa dos mais oprimidos, trazendo, ao nosso evento, a discussão sobre desigualdades sociais e a defesa da Renda Básica da Cidadania de forma leve e descontraída.

ORGANIZAÇÃO DE BASE

Como o Vereador Sallum sempre diz: os mandatos passam; as ações feitas em prol do povo, ficam. É com essa máxima que buscamos fortalecer e incentivar a formação de organizações de base, afim de criar grupos que articulem as ações e defesas de suas pautas. Assim nasceu a Frente Tatuí Popular, uma frente ampla composta por diversas entidades e que tem como objetivo construir, de forma coletiva, um programa de cidade participativo para as eleições municipais de 2020. Ouvindo as pessoas, dialogando com os mais diversos setores da sociedade, ela trabalha na formulação de um programa que atenda de fato as necessidades de nossos cidadãos. A Frente Tatuí Popular é composta pelo Movimento Popular Práxis, Núcleo Feminista Rosas da Revolução, Coletivo A Verdade Liberta, Partido dos Trabalhadores de Tatuí, Apeoesp Tatuí, Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Tatuí e Região e o Mandato Compartilhado.

Lançamento da Frente Tatuí Popular, setembro de 2019.

A proposta de uma frente é uma prática política inédita em Tatuí. Infelizmente, temos, em nossa cidade, políticos que não têm a menor preocupação em fazer qualquer trabalho de consulta popular ou de colher as reais demandas de nosso município. Assim, sem apresentar quaisquer propostas concretas aos eleitores, esses políticos visam apenas se eleger através das velhas práticas assistencialistas e coronelistas.

COLETIVO ORA – ORGANIZAÇÃO DE RESISTÊNCIA AMBIENTAL

Primeira reunião do ORA, setembro de 2019.

Outra entidade cuja formação nós incentivamos, é o ORA (Organização de Resistência Ambiental). No Laboratório Popular de Urbanismo & Sustentabilidade, era debatidas com frequência questões sobre agricultura familiar, corte de árvores, preservação do Rio Manduca, dentre outros temas. Sallum, então, propôs que os Vereadores Populares criassem um coletivo, que se encarregaria de realizar ações práticas e de conscientização, enquanto o Laboratório permaneceria à disposição para as reivindicações no âmbito legislativo. Fundado, então, no dia da árvore, 21 de Setembro de 2019, o Coletivo ORA nasceu com o objetivo de mobilizar pessoas dispostas a lutar pelo meio ambiente e contra o capitalismo, saindo em defesa dos agricultores orgânicos. Motivados pela vida e pela luta de diversos companheiros como, por exemplo, Chico Mendes, seringueiro, sindicalista, militante político e ambientalista brasileiro que foi brutalmente assassinado por enfrentar grandes fazendeiros na bacia amazônica, esse grupo tem como norte a tarefa de criar modificações permanentes em prol do meio ambiente e da sustentabilidade.

COLETIVO EVANGÉLICO PROGRESSISTA A VERDADE LIBERTA

Foto tirada no evento Evangélicos e a Esquerda, outubro de 2019.

Criado para fazer o contraponto às ideias pregadas pelos falsos profetas, o Coletivo A Verdade Liberta é um coletivo de cristãos progressistas que passaram a se reunir em março de 2019, na Casa da Práxis, com o objetivo de desfazer as mentiras, pregadas pela bancada fundamentalista, sobre o evangelho. Em tempos de fake news e propagação de discursos de ódio contra as minorias, são inúmeros os casos de pastores que enriquecem e se promovem no campo da política através da manipulação de seus fiéis. É nesse contexto que surge o Coletivo A Verdade Liberta, não para levar política à religião cristã, mas para defendê-la dos coronéis da fé. Assim, o grupo surge da necessidade de se estabelecer um diálogo efetivo entre os evangélicos progressistas e os movimentos de esquerda, buscando estabelecer um consenso entre os próprios evangélicos progressistas sobre os principais assuntos que estão no centro do debate político no país. Em setembro de 2019, o Coletivo organizou seu primeiro evento, intitulado “Evangélicos e a Esquerda”, que contou com a presença do deputado estadual evangélico Luiz Fernando Teixeira, com a proposta de promover uma reflexão sobre a relação entre os princípios evangélicos e os ideais de esquerda.

NÚCLEO FEMINISTA ROSAS DA REVOLUÇÃO

Fotos do evento 8M: Rolê das Rosas, março de 2020.

O Núcleo Feminista Rosas da Revolução é o coletivo de mulheres do Movimento Popular Práxis, fundado em abril de 2014. O grupo atua na luta contra o machismo e suas formas de violência contra a mulher, além de promover a participação das mulheres na política em nossa cidade. Além de realizar cursos e palestras que abordam o feminismo, o núcleo também organiza ações em prol de mulheres vítimas de violência doméstica e em situação de vulnerabilidade socioeconômica como, por exemplo, a arrecadação de alimentos para mulheres mães solo organizado pelo coletivo durante os anos de 2015 e 2016. Em março de 2020, a RR organizou o evento “8M: Rolê das Rosas”, em comoração ao dia internacional da mulher, data que demarca a luta das mulheres por direitos nos âmbitos trabalhistas e sociais. O evento teve um fluxo de 250 pessoas em 8 horas duração, e deu espaço para inúmeras mulheres divulgarem seus trabalhos. O evento também contou com presenças importantes, como a deputada estadual Márcia Lia e a ex-prefeita de Araçoiaba da Serra Mara Melo, que falaram da importância de se ter mulheres nos espaços de poder para lutarem por suas pautas.

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Em novembro de 2019, o Movimento Popular Práxis organizou uma palestra e roda de debate em celebração do dia da consciência negra, data importante que demarca a necessidade da defesa e ampliação da luta antirracista em nosso país. Embora o Brasil tenha uma população consideravelmente miscigenada e transmita ao mundo uma imagem de sociedade tolerante e acolhedora, diversas situações de preconceito e discriminação racial contra pessoas negras insistem em ocorrer por todo o país. O racismo no Brasil constitui, assim, um fenômeno estrutural da sociedade brasileira. A palestra, que foi ministrada por Renan Santos, professor de história pela UNESP e militante do Movimento, teve por objetivo promover uma reflexão sobre as desigualdades raciais existentes no Brasil. Após essa palestra, Renan também participou do programa do movimento PAPO RETO! que abordou o mesmo tema.

Programa PAPO RETO, junho de 2020.

CAMPANHA “CUIDE DE QUEM ESTÁ EM CASA!”

imagem

Não esperávamos uma mudança tão brusca em nosso calendário de atividades neste ano de 2020. A Pandemia do novo COVID-19 (Coronavírus) trouxe uma crise sem precedentes, na saúde, na econômica e na política. Nos primeiros dias de março, quando os governos estaduais e municipais brasileiros decretaram o fechamento de inúmeras áreas do setor produtivo, dos serviços e do comércio, recomendando o confinamento da população em suas casas com o objetivo de evitar a aglomeração de pessoas e a consequente proliferação do vírus, verificamos que uma grande parcela de nossa população, dentre eles trabalhadores informais, desempregados e pessoas em situação de vulnerabilidade social, acabaram sendo as maiores vítimas desse contexto. Sabemos que é dever do Estado, através de políticas públicas, prover às populações vulneráveis em tempos de calamidade pública (art 22, LOAS). No entanto, quando o Estado não chega nessa parcela da população, é dever ético dos militantes que lutam por justiça social e da sociedade civil organizada, a mobilização voluntária para atender, emergencialmente, as famílias que se encontram vulneráveis frente as medidas de contingências que a quarentena impõe.

Flyer da campanha, abril de 2020.

Por esta razão, a Frente Tatuí Popular formulou a campanha “Cuide de quem está em casa”, que tem como finalidade prover pela segurança alimentar e higiene preventiva das famílias de baixa renda através da arrecadação de cestas básicas e produtos de higiene. Buscamos fazer também um processo de conscientização dessas famílias sobre os ricos dessa doença, e também sobre os direitos, que essas famílias têm, à políticas públicas assistenciais criadas nas gestões petistas. Seguindo as recomendações de proteção emitidas pela OMS (Organização Mundial da Saúde), os voluntários da campanha cumprem com todas as medidas de limpeza e segurança para realizar as entregas: o uso de luvas e máscaras, a higienização dos itens (alimentícios, higiênicos e de limpeza) e das cestas. Por medidas de prevenção e para evitar a aglomeração de pessoas, a recepção das doações segue um plano de logística predeterminado: as doações chegam na Casa da Práxis, onde são higienizados e as famílias se cadastram através de um formulário, e levamos as cestas até suas casas.

Fotos das cestas arrecadas e entregues. Foto da doação do MST. Maio de 2020.

A campanha, que teve início no dia 1 de abril, já atendeu mais de 240 e famílias e firmou parcerias importantes, mobilizando outras entidades sociais de Tatuí e região que passaram a fortalecer essa rede de solidariedade. Dentre essas entidades, podemos citar, como exemplo, a Justiça Restaurativa, o grupo de meditação Gira Gente e o Movimento Sem Terra (MST) de Iperó. Em parceria com a APAE de Tatuí, identificamos e atendemos as famílias dos alunos da instituição. Em seguida, diversas lideranças de bairro se mobilizaram para podermos identificar e atender as famílias de suas localidades.

“(…) Agradeço pela ajuda que vocês deram, que Deus abençoe vocês que ajudam quem está mais precisando agora. Muito obrigado.”

A campanha nos levou a conhecer a realidade de famílias em nossa cidade que estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica extrema. Essa situação, agravada pela quarentena, já existia anteriormente. Reforçamos aqui a importância das políticas públicas afirmativas e assistenciais, que visam dar condições dignas para o nosso povo. Essas famílias devem ter o direito ao acesso ao trabalho, à educação, ao lazer e a à cultura. Nossa luta por um país justo e igualitário ainda tem um longo percurso a percorrer, e nunca se fez tão necessário conscientizar o nosso povo sobre seus direitos e sobre quem de fato luta por eles.

Para além de projetos fixos, diversas entidades e grupos sociais frequentam a Casa da Práxis para suas atividades diárias e organizativas. O Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região e o Sindicato dos Eletricitários, por não possuírem sede em Tatuí, utilizam de nosso espaço para suas assembleias, além de outros movimentos sociais, culturais e identitários. O Movimento Popular Práxis, assim como os Laboratórios Populares do Mandato Compartilhado, faz semanalmente suas reuniões, plenárias e assembleias neste espaço.

A Casa da Práxis hoje é um simbolo de luta e resistência em prol dos mais oprimidos. Convidamos a todos que se identificam com as pautas aqui expostas, que se juntem a nós na luta pela construção do país que queremos: sem desigualdades sociais e sem preconceito.

“Há homens que lutam um dia e são bons, há outros que lutam um ano e são melhores, há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida, e estes são imprescindíveis.” BRECHT, Bertolt.

REFERÊNCIAS

  • Foto da primeira reunião do Coletivo ORA. 29/11/2019 ▶ACESSE AQUI
  • Fotos do “Arraiá da Práxis” no ano de 2018 e 2019. ▶ACESSE AQUI / ▶ACESSE AQUI
  • Foto dos alunos do Curso Pré-Vestibular da Práxis “Professor Carlão”. 03/11/2019 ▶ACESSE AQUI
  • Foto dos alunos na aulas de capoeira realizados na Casa da Práxis. 06/10/2019 ▶ACESSE AQUI
  • Foto do lançamento da Frente Tatuí Popular. 23/09/2019 ▶ACESSE AQUI
  • Foto do evento de comemoração do aniversário de 40 anos do Partido dos Trabalhadores. Foto do evento de comemoração do aniversário de 40 anos do Partido dos Trabalhadores. 09/02/2020Foto do evento de comemoração do aniversário de 40 anos do Partido dos Trabalhadores. 09/02/2020 ▶ACESSE AQUI
  • Fotos do evento do Coletivo A Verdade Liberta sobre “Evangélicos e a Esquerda”. 01/11/2019 ▶ACESSE AQUI / ▶ACESSE AQUI
  • Fotos do evento do Núcleo Feminista Rosas da Revolução #8M Role das Rosas. 08/03/2020 ▶ACESSE AQUI
  • Publicação informativa da campanha “Cuide de Quem Está em Casa”. 04/04/2020 ▶ACESSE AQUI
  • Vídeo da live do Programa “Papo Reto” do Movimento Popular Práxis sobre as raízes históricas do racismo estrutural brasileiro. 05/06/2020 ▶ACESSE AQUI