#PrestaçãoDeContas 7: TRABALHADORES DA CULTURA, HIP HOP E JUVENTUDE

#PrestaçãoDeContas 7: TRABALHADORES DA CULTURA, HIP HOP E JUVENTUDE

Considerando que Tatuí abriga o maior Conservatório da América Latina e um dos mais importantes do mundo, trazendo para a nossa cidade estudantes de música do mundo todo, é indiscutível a importância da Cultura para a história e economia da cidade.

Considerando que Tatuí abriga o maior Conservatório da América Latina e um dos mais importantes do mundo, trazendo para a nossa cidade estudantes de música do mundo todo, é indiscutível a importância da Cultura para a história e economia da cidade.

imagem
Laboratório Popular de Cultura. 26/10/2019.

Por ver na Cultura um importante instrumento de promoção social para a juventude de Tatuí, especialmente para aquela juventude da periferia da cidade, que pode encontrar na música e no teatro uma oportunidade de transformar a sua realidade e se afastar da marginalidade social, o Vereador Sallum tratou a pauta cultural como uma das mais importantes para a nossa sociedade.

Através de debates com a população de Tatuí e dos encontros do Laboratório Popular de Cultura e do Laboratório Popular de Hip Hop, realizados mensalmente pelo Vereador Sallum, foi constatado que há, no município, uma grande falta de políticas públicas de fomento da arte e da Cultura voltadas à periferia e aos jovens da cidade. Por conta disso, esses jovens, em geral, não encontram espaços públicos para a prática de atividades culturais de lazer e mesmo os trabalhadores da área da cultura não encontram nenhum incentivo público direto ou indireto para o desenvolvimento econômico de suas atividades.

CONSERVATÓRIO

Uma das principais lutas de Sallum, nesses últimos dois anos, se deu contra o desmonte do Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, instituição que confere a Tatuí o título de “Capital da Música”.

imagem
Teatro Procópio Ferreira, do Conservatório de Tatuí – Foto de Diário de Tatuí.

O Governo Estadual vem realizando sucessivos cortes no orçamento da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, o que implica diretamente na diminuição da verba para Conservatório de Tatuí. Esses cortes têm ocasionado a demissão de professores, o corte de bolsas de estudo e a supressão de cursos, prejudicando terrivelmente o funcionamento dessa instituição tão importante, não só para Tatuí, mas para todo o Estado de São Paulo e para o Brasil.

Por isso, o Vereador Sallum, juntamente com a Deputada Márcia Lia, vem defendendo bravamente, no âmbito municipal e estadual, que esses cortes não ocorram, para que o Conservatório de Tatuí possa continuar sobrevivendo e formando músicos internacionalmente conhecidos, sendo uma referência da música e da arte, gerando milhões de reais em renda para a nossa cidade (devido aos milhares de alunos que vem de outros municípios para morar em Tatuí e estudar no Conservatório) e sendo o nosso maior atrativo turístico.

Nessa esteira, Sallum denunciou a abertura de polos do Conservatório de Tatuí em outras cidades, pois, uma vez que esses polos estavam sendo planejados sem o devido aumento orçamentário, logicamente isso reduziria o orçamento destinado à unidade tatuiana. Nosso vereador apontou também, em outras oportunidades, para o fato de que a excelência do Conservatório se dava pela centralização das atividades pedagógicas ali desenvolvidas e que esse modelo não atingia os interesses eleitorais do PSDB e seus aliados.

Foi feito um Decreto (…) pelo Vice-Governador no início do ano que, diz que 148 milhões vão ser cortados da Secretaria de Cultura e, no total no estado de SP, são 60 mil alunos prejudicados e 1.100 funcionários demitidos, isso segundo ABRAOSC.
No Conservatório, serão 60 professores demitidos, 800 alunos prejudicados, em grande parte tatuianos. E a parte que não é tatuiana é quem aluga casa aqui, come no comércio da cidade (…), ou seja, se são 7 milhões a menos no orçamento do Conservatório de Tatuí, vai ter um impacto de 7 milhões de reais a menos (na economia) (…) do nosso município.

Em abril de 2019, Eduardo também fez uma Moção de Apoio aos alunos e professores do Conservatório, devido ao anúncio de novos cortes de verba da Secretaria de Cultura do Estado. Sallum, na mesma época, também esteve presente em uma Assembleia, na qual se reuniu com dezenas de alunos da instituição para debater estratégias e ferramentas de combate à desestruturação do Conservatório.

Além disso, nosso vereador também reivindicou a gratuidade do transporte público municipal para os alunos do Conservatório; fiscalizou os repasses estaduais para essa instituição, as bolsas de estudo concedidas e a utilização dos dormitórios destinados aos alunos de baixa renda; questionou o fato de apenas um terço das vagas oferecidas serem para mulheres; requisitou o orçamento detalhado da instituição e, ainda, oficiou por duas vezes a Secretaria de Cultura do Estado à respeito do atraso no repasse da verba que causou o atraso do pagamento dos professores do Conservatório.

HIP HOP, JUVENTUDE E PERIFERIA

Uma das reivindicações do Vereador Sallum no objetivo de fomentar a arte marginalizada e as expressões culturais da periferia foi a construção da Casa do Hip Hop de Tatuí, antiga demanda da juventude da cidade, que conta com diversos artistas do gênero, alguns com reconhecimento nacional.

Em 2018, a Prefeitura anunciou a aquisição do prédio da Estação Ferroviária e uma verba de R$ 500 mil para a sua revitalização, com a finalidade expressa de transformar esse espaço em um Centro Cultural. Sallum requisitou, então, que fosse instalada, nesse local, a Casa do Hip Hop, como um centro de referência da Cultura da periferia tatuiana. No entanto, até o presente momento, a Secretaria Municipal de Cultura ainda não divulgou qual será a utilização do espaço.

Em fala na Câmara, Sallum causou um grande constrangimento à elite política da cidade, uma vez que nosso vereador denunciou a utilização, por parte dessa mesma elite política, da pauta e das lideranças do Hip Hop apenas em momentos oportunos e com objetivos meramente eleitoreiros.

imagem
Laboratório Popular de Hip Hop com a ilustre presença do precursor do Hip Hop no Brasil, King Nino Brown. 05/08/2018.

Posteriormente, em conjunto com o Laboratório Popular de Hip Hop, Sallum e os vereadores populares trouxeram para Tatuí King Nino Brow, o precursor do Hip Hop no Brasil, membro da Universal Zulu Nation e fundador da primeira Casa do Hip Hop do Brasil na cidade de Diadema/SP em 1999. No encontro, Nino Brow contou sua trajetória, a história da cultura do Hip Hop no Brasil, como também explicou o paralelo da cultura Hip Hop no país com o movimento sindical do fim dos anos 70 no ABC e a maneira como foi organizada a luta para que o Brasil tivesse a sua primeira casa do Hip Hop.

Outras demandas reivindicadas por Sallum foram: a reforma da pista de skate do CDHU, com a participação da juventude local, realizada, depois, em julho de 2018; oficinas de grafite para os alunos das escolas públicas municipais;o oferecimento de atividades socioculturais e de jogos para os jovens que se encontram na Casa de Acolhimento; e a realização de atividades socioeducativas voltadas aos adolescentes na Base Comunitária de Segurança do Bairro Jardim Santa Rita de Cássia.

Bom, sobre “rolezinho” (…) Então saiu no (jornal) O Progresso de Tatuí que foram feitas 270 abordagens no fim de semana. (…) Achei importante a ação da Prefeitura em tirar as bebidas das mãos dos menores, não tenha dúvida (..) Porém (…), sabe aquele espaço em frente a Praça da Santa? Por que aquele espaço fica como “elefante branco”? (…) Por que que aquele espaço não é utilizado pra evento de Hip Hop, (…) Funk, (…) Artes Cênicas? (…) Por que que aquele espaço não é aberto para a população? (…)

Sallum fez, também, diversos requerimentos pedindo a realização de projetos de acesso à Cultura e lazer para os jovens que ocupam as praças da cidade às sextas-feiras, a fim de garantir que, através da arte, eles tenham opções de lazer que não envolvam o consumo de álcool e drogas. Nosso vereador também não deixou de propor a realização de ações culturais nos bairros mais afastados da cidade, com a finalidade de combater a violência e a marginalização.

Nós não temos que nos preocupar (…) mais com dar oportunidade? Não temos que nos preocupar (…) mais com criar política pública do que fazer um foco (…) de repressão (da juventude)?

Além disso, Sallum encaminhou ofícios à Prefeitura Municipal e à Justiça Restaurativa questionando os critérios e métodos utilizados pela Guarda Municipal para a abordagem dos jovens que frequentam as praças públicas da cidade, a fim de apurar e tornar público quais são os procedimentos corretos, de modo a coibir a prática da violência policial em Tatuí.

SEMINÁRIO DOS TRABALHADORES DA CULTURA

Inúmeros problemas de ordem econômica, política e social foram reivindicados nas reuniões do Laboratório Popular de Cultura. Esses problemas tornam cada vez mais difícil a produção cultural e, consequentemente, a formação do público para essas produções em nossa cidade.

No Brasil, onde a produção cultural dificilmente consegue se sustentar de maneira autônoma, ficando a mercê do financiamento da iniciativa privada ou da abertura de editais de empresas estatais, os trabalhadores dessa área, em geral, acabam tendo que migrar para outras áreas para prover por sua sobrevivência.

imagem
Reunião do Laboratório Popular de Cultura. 27/04/2019.

Em Tatuí, o cenário acaba sendo mais dramático, visto que o poder público municipal historicamente trata essa pauta com displicência, mesmo com o nosso município sendo internacionalmente conhecido pela música e pelas artes. A grande densidade demográfica de artistas e a falta de uma política cultural estratégica de incentivo social e econômico fazem Tatuí perder inúmeras expressões, mentes e genialidades. Assim, o município deixa de aproveitar um grande vetor de desenvolvimento.

Por isso que, no Laboratório Popular de Cultura, sob a liderança de Simone e Marcos Pavanelli, buscamos construir um espaço de trocas entre os trabalhadores da cultura, afim de construir uma estratégia de organização e reivindicações que viessem a mudar esta realidade. O “pontapé inicial” foi dado através do 1º Seminário de Cultura de Tatuí.

O primeiro encontro do Seminário buscou entender quem são os trabalhadores da cultura de Tatuí, o que fazem e quais são as suas demandas, quais os problemas e sugestões que eles têm para que a cultura entre verdadeiramente na pauta no Poder Público Municipal. Contribuíram para esse debate os grupos: ArteemQ, Cia de Opinião, Cia Ìmpares, Ciranda do Taiô, Companhia de Performance STDNC, Grupo Asas, Instituto Cultural Amadeus, Núcleo Pavanelli, Teatro Rosinha Orsi, Nossa Trupe Teatral, Garagem & Cia e 4 Cantos da Cidade.

imagem
1º Seminário de Cultura de Tatuí promovido pelo Laboratório Popular de Cultura nos dias 26 e 27 de Outubro de 2019.

Já no segundo e terceiro encontros, estiveram presentes diversos trabalhadores da cultura de outras cidades, com o objetivo de enriquecer nosso debate, partilhando conosco suas experiências em relação às políticas públicas para a cultura, leis de fomento, PROAC, LINCs e o modelo de cooperativa. Essas contribuições nos ajudaram a refletir sobre qual caminho devemos seguir para que o movimento cultural seja fortalecido em Tatuí. Palestraram como convidados: Ana Souto (SATED – Sindicato dos Artistas e Técnicos de Espetáculos e Diversões do Estado de São Paulo), Alessandra Queiroz (Cooperativa Paulista de Teatro), Caio Martinez (Trupe Olho da Rua), Davi Lima (Cia de Opinião), Flávio Melo (Nativos Terra Rasgada), entre outros.

O encontro constituiu o início de uma articulação dos trabalhadores da cultura da cidade, a fim de que a Prefeitura não apenas veja a Cultura como um gasto e sim como investimento.

OUTRAS REIVINDICAÇÕES

De maneira geral, foram feitas por nosso vereador inúmeras questões, direcionadas ao Poder Público, sobre a área da cultura em nossa cidade, como por exemplo: quais ações vêm sendo realizadas para garantir o acesso à cultura e ao lazer para os jovens que frequentam as praças públicas de nossa cidade? Qual foi o investimento direcionado ao desenvolvimento cultural da cidade durantes os últimos anos?

Também foram questionados os inúmeros problemas estruturais, físicos, de organização e agenda do CEU das Artes, sem esquecer das constantes reivindicações de Sallum por ações socioculturais nos bairros da periferia da cidade.

Outras questões que foram pautadas por nosso vereador na Câmara foi a necessidade de se dar preferência à artistas locais na contratação de shows e produções culturais pelo Poder Público Municipal e a indicação para criação, pelo poder público, de um aplicativo ou plataforma virtual destinado unicamente à divulgação dos eventos da cidade.

REFERÊNCIAS

  • Foto da reunião do Laboratório Popular de Cultura. 29/10/2019 ▶ACESSE AQUI
  • Foto da reunião do Laboratório Popular de Cultura. 27/04/2019 ▶ACESSE AQUI
  • Foto da reunião do Laboratório Popular de Hip Hop. 05/08/2018 ▶ACESSE AQUI
  • Foto do 1º Seminário de Cultura de Tatuí promovido pelo Laboratório Popular de Cultura. 26/10/2019 e 27/10/2019 ▶ACESSE AQUI
  • Foto do Teatro Procópio Ferreira, do Conservatório de Tatuí divulgada no Diário de Tatuí.
  • Moção de Apoio aos Estudantes e Funcionários do Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos – o Conservatório de Tatuí, em razão do contingenciamento no orçamento anunciado pelo Governo de Estado de São Paulo. 16/04/2019 ▶ACESSE AQUI
  • Vídeo do Vereador Sallum em tribuna na Câmara Municipal de Tatuí, denunciando o desmonte do Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos – o Conservatório de Tatuí pelo Governo do Estado de São Paulo. 22/10/2018 ▶ACESSE AQUI
  • Vídeo do Vereador Sallum em tribuna na Câmara Municipal de Tatuí, explicando o corte de verbas feitas ao Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos – o Conservatório de Tatuí pelo Governo do Estado de São Paulo. 02/04/2019▶ACESSE AQUI
  • Vídeo do Vereador Sallum em tribuna na Câmara Municipal de Tatuí, indicando à Prefeitura Municipal que utilizasse do espaço da Estação Ferroviária, recém adquirido, para criar a “Casa do Hip Hop”. 05/04/2018 ▶ACESSE AQUI
  • Site da Câmara Municipal de Tatuí para a consulta de todas as proposituras elaboradas pelo Mandato. ▶ACESSE AQUI